quinta-feira, 19 de abril de 2012

Evento na FEBF com a E.M Barro Branco

IX Ciclo de debates- Formação de comunidades leitoras na Periféria. Diálogos : Escola Municipal Barro Branco/FEBF

 

Educação popular, currículo e culturas. Uma proposta de pesquisa e formação de professores da E.M Barro Branco.


Em parceria com a Universidade Federal Fluminense a escola de ensino fundamental da rede pública, revela uma ação concreta entre escola e universidade. A pesquisa tem como objetivo descobrir as culturas vivenciadas pelos alunos e por suas famílias, culturas historicamente silenciadas. Esse projeto busca o estreitamento das relações entre escola, comunidade promovendo a circulação de diferentes culturas. Levando sempre em consideração o currículo da escola, não há como pensar currícilo sem pensar nas comunidades, experiências e das formas de educação popular.

No próprio evento, aconteceu uma aprensentação das crianças da E.M.Barro Branco, de Cecília Meireles, contando um pouco da história da autora. E, depois uma palestra História e história: entrelaces de um viver. Com a professora Maria Dolores Coni Campos, Pedagoga Mestre em educação pelo campo cotidiano em educação da UFF.
Durante a palestra ela foi relatando suas experiências de vida, e contando fábulas sempre ressaltando a imortância da leitura, usou a do Jabuti e da onça, onde o jabuti se livrou da onça muito esperta porque fez uma leitura da situação, assim como Paulo Freire dizia,saber ler não basta apenas decodificar os códigos das letras, mas sim saber também fazer a leitura de mundo. Utilizando o lado lúdico, contou mais duas histórias de pescador, leu o poema de Cecília Meireles "A língua do Nhem". ue mobilou todos no ambiente, o grande proposito do evento é fomentar o diálogo entre escola e comunidade salientando sempre a importância da leitura!

http://bibliotecasolanotrindade.blogspot.com.br/2012/01/palestra-na-escola-municipal-barro.html

Acima esta o link do blog da biblioteca comunitária da escola, e esta é a foto do local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário