quinta-feira, 12 de abril de 2012

Debate 2-

O processo de aquisição da escrita na educação infantil - Suely Amaral Mello


A importância da prática das ações ditas coo improdutivas, desenho, pintura, brincar de faz de conta, modelagem, construção, a dança, a poesia e a própria fala são importantíssimas para a formação da identidade do indivíduo , além de construirem as bases para a aquisição da escrita como um instrumento cultural complexo como diz a autora. MELLO se utiliza do pensamento de Vygotsky para relatar que o processo de ensino aprendizagem não mudou, que são procedimentos mecânicos que exigem esforços individuais do aluno e do professor, e não é falado em nenhum momento para a criança a importância do desenvolviento cultutal que aquilo irá proporciona-lá.
Nesse contexto de importância da aquisição a autora resalta o desenho e o faz-de-conta, como instrumentos da criança de representação que ela faz do seu mundo, enfim sua leitura.
"Se quisermos que as crianças se apropriem efetivamente da escrita -não de forma mecânica,mas como uma linguagem de expressão e de conhecimento de mundo -,precisamos garantir que elas se utilizem profundamente do faz-de-conta e do desenho livre, vividos ambos como forma de expressão e de atribuição pessoal de significado áquilo que a criança vai conhececendo no munndo da cultura e da natureza" (p.25)


A autora vai além e diz ainda que o trabalho com letras e sílabas dificulta a percepção pela criança de que a escrita é um instrumento cultural. Cade vez mais o escrever fica sem sentido para a criança esse é o motivo da difilcudade de ler e interpretar.
O debate 2 se resume na discussão do problea de mecanização do processo de escrita para as crianças na educação infantil, do porquê não a explicação para a criança do sentido do quê, como escrever, da função cultural e de comunicação. Para que aquilo faça sentido para ela, porque tendo o que falar, ela saiba também o que escrever.

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