http://www.papirus.com.br/livros_detalhe.aspx?chave_livro=3552&origem=online.aspx
Na primeira frase o autor se
utiliza da dicotomia entre teoria e prática para tratar de novas formas de
avaliação, eu tem ocupado um lugar especial na atenção de professores e estudantes.
Atenção esta, muito controvérsia porque “Quando o tema é avaliação na escola,
professores e especialistas frequentemente divergem sobre as prioridades,
métodos ou até mesmo, quanto a objetivos”p.168. A questão é problematizar não
só a avaliação na educação básica como na graduação e na pós.
A inserção da avaliação formativa
através do uso do portfólio, no caso da nossa matéria Tendências atuais do
ensino de Língua Portuguesa- utilizamos o portfólio eletrônico, o blog, visa
uma alternativa de avaliação não classificatória e sim formativa. Assim como
relatei ao professor esse trabalho nos favorece um ensino construtivo, meio que
autodidata, não pelo aluno aprender sozinho e sim por ele deter o poder de
reorganizar as ideias, dando-lhe maior autonomia no desenvolvimento individual.
Porém, como todo método inovador no início há aquela rejeição, o portfólio de
papel é muito peso, pelo número de páginas e todo aquele material organizado em
pastas, e possuindo apenas a foto como conteúdo alternativo. O blog nos dá
acesso a links, fotos, vídeos e acesso de qualquer lugar com internet, até do
celular, sem o peso e a desculpa do esquecimento, tirando os problemas
estruturais quando o computador dá pane, o celular descarrega ou a internet não
quer conectar.
Essa forma de avaliar, nos liberta daquele modelo de escola do
século passado e nos insere na sala de aula do futuro (REVOLUTI), onde nossa
avaliação acontece diariamente sem aquela pressão de ser realizada apenas em um
dia. E não é pensando que por ser no blog será aquela coisa “largada”, pois não
é, temos prazos e leituras para por em dia e seguir o cronograma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário