quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

CORSINO, Patricia.

A abordagem das diferentes áreas do conhecimento nos primeiros anos do ensino fundamental.


Acesso ao texto:  http://tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/172224anosiniciaisef.pdf


                  O texto se inicia, com a ação receptiva da professora do segundo ano, ao perceber que o pote de lagartas que Miguel havia levado para sala, chamou a atenção dos coleguinhas e que isso seria uma ótima oportunidade para desenvolver um projeto de ciências da natureza. Durante o projeto a professora propunha aos alunos algumas pesquisas e eles interessados sempre faziam, e depois compartilhavam, o que Corsino chama no texto de construção coletiva do conhecimento. E após o relato dessa ação, a autora nos remete ao conveito de planejmento, de sua flexibilidade e suas características: 1-o inacabamento;2- a participação do coletivo; 3- a tensão entre previsibilidade e imprevisibilidade; 4- a continuidade e o encadeamento. Da organização do tempo e do espaço para as ações.
                     A autora também conceitua os saberes das crianças entre conceitos espontâneos:cotidianamente aprendido pela criança com a realidade empiríca e conceitos científicos: construídos em situações formais de ensino.
Também escreve que quando a criança para de apenas repetir e sim entender o que está fazendo, ela transfere o conhecimento do campo da ação para o campo da linguagem.E que nas tarefas é importante o papel do professor como mediador desse conhecimento.
Em sua relação com a cultura, ela diz que esta e a substãncia primordial da educação, que é sua fonte. E cultura, deve haver no currículo e que o currículo é importante para a formação da identidade do estudante.
                         O que mais chamou minha atenção, foi o fato da autora encerrar o texto dizendo que as crianças devem ser encorajadas a falar, pensar, discutir e raciocinar, porém isso reuer trabalho, e ninguém que ter trabalho, porque no estágio, o que mais se escuta e menino cala boca, abaixa a cabeça e fica quieto, sem dar liberdade a criança pelo menos contar como foi seu dia anterior, sem ter o que dizer, quer dizer sem poder falar, a criança também não terá o que escrever, o que forma um ciclo ruim de aprendizagem.

Neste blog li a diferença entre a formação do conhecimento no coletivo e da formação solitária, muito bom o texto, o mal da sociedade do século XXI é a solidão! Com atividades diferentes, até proposta de grandes empresas .
://que-midia-e-essa.blogspot.com.br/2010/06/conhecimento-coletivo-x-sabedoria.html

Outras atividades podem ajudar no início da aprendizagem:
* Ler com os adultos em voz alta
* Ler gibis
* Histórias infantis.


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