quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

CALDAS, Lilian Kelly.

Trabalhando tipos/gêneros textuais em sala de aula: uma estratégia didática na perspectiva da mediação dialética.

Acesso ao texto em : http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem03pdf/sm03ss16_09.pdf

                          Atualmente em sala de aula encontra-se uma grande dificuldade em trabalhar com a escrita, por que os alunos acham que falar é muito mais fácil para expor sua opinião que escrever. O texto trata da metodologia da mediação dialética (ARnoni, 2003) que consiste numa proposta metodológica capaz de estabelecer relações entre diferentes saberes e de propor aulas diferentes, mais atrativas. Essa proposta é composta por etapas interligadas e interdependentes denominadas de Resgatando/registrando, problematizando, sistematizando e produzindo. Concluindo: É a transformação do saber cinetífico em algo ensinavél pelo professor para que o aluno possa entender e registrar, provocando uma superação dos processos de imediato pelo mediato.
                          Sobre linguagem Caldas diz que se deve trabalhar a linguagem em uma situação de ensino concreta, não é ensinar as palavras, mas seus signficados culturais e sociais. O texto é a base do ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa. O texto trata dos tipos  e gêneros textuais. Os tipos linguisticos são definidos por seus traços linguísticos predominantes: aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas.
                        A melhor maneira de se ensinar é envolvendo os alunos em situações concretas, cada gênero necessita de um ensino adaptado.
Ela frisa o caráter não-puro dos textos em todos os gêneros também se está realizando tipos textuais, podendo ocorrer que o mesmo gênero realize dois ou mais tipos..
                        Ela encerra o texto explicando melhor sobre as cinco fases da metodologia. Este texto foi mlehor de ler pela organização das ideias, da fala da autora e da boa explicação sobre os termos e o processo de aprendizagem, assim como escrevi no fórum do grupo de TAELP II achei um aligação com  o PCN nessa busca do conhecimento fazer sentido no cotidiano do aluno USO>reflexão>USO, na superação do imediato com mediato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário