Conceitos de interação, alfabetização, assim como o último post, relata sobre a relação de letramento e alafabetização e suas definições. O que fica claro no texto que o país luta apenas contra o analfabetismo, que seria somente a decodificação das letras, sem a leitura de mundo e o entendimento do contexto. O autor salienta a importancia das leituras em diferentes locais, motivação de leitura. A escola deve promover o envolvimento do educando com livros. Que os alunos de baixa renda já entram com um défict, alienação cultural, assim como diz Bourdieu " A escola reproduz as desigualdades do mundo aqui de fora".
A criança que não tem o que dizer não tem o que pensar, por isso apatia em frente a folha branca, que essa interação se dá entre a relação fala externa>fala interna(pensamento)>como a externa interfere na interna, relação fala, escrita e leitura. A grande importancia a tudo que se escreve e o modo que se escreve sem se ater ao contexto e a situação.
Vídeo em inglês com legenda, muito interessante, pois alerta ao fato da escola não preparar as crianças para errar, não desenvolverem a criatividade nelas, aliás ainda matam a que trazem de casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário